Como ter renda extra passiva? É possível com tokenização?

Como ter uma renda extra passiva? É possível com tokenização?

Quando se fala da importância da correta valorização de ativos, imaginamos que essa é uma missão das empresas. Porém, ela também deve fazer parte de um projeto pessoal de longo prazo: gerar renda extra passiva.

Fazer o dinheiro gerar dinheiro protege o poder de compra, garante a segurança financeira e a qualidade de vida no futuro e sustenta sonhos!

Um investimento em ações, por exemplo, é uma fonte de renda passiva; você trabalhou muito para acumular capital – a renda ativa – e agora é a vez desse capital trabalhar!

Existem várias formas de gerar renda passiva, mas será que a tokenização pode ser uma aliada para isso?

Nesse artigo, a BLOCKBR vai abordar as diferentes formas de renda e como você pode fazer para o dinheiro suar por você!

RENDA PASSIVA E RENDA ATIVA: QUAL A DIFERENÇA?

RENDA ATIVA

É a conhecida de todos nós: a renda obtida através do trabalho como empregado, profissional liberal, autônomo ou empreendedor. Aqui entram as fontes de renda onde a pessoa investe esforço para obter receita.

Para a grande maioria das pessoas, a renda ativa é o ponto de partida para acumular capital e investir em ativos que geram renda passiva.

RENDA PASSIVA

É a renda obtida através do investimento de capital em ativos físicos e produtos financeiros que geram rendimentos regularmente e em uma periodicidade contratada. Um dos exemplos mais conhecidos são os imóveis que geram a renda passiva de aluguel.

O imóvel é um exemplo curioso de ativo gerador de renda passiva que, para a grande maioria das pessoas, nasce de uma renda passiva de alguns anos até que se possa adquirir o bem.

Uma premissa básica da renda passiva é não ser sustentação de orçamento. Dessa forma, será possível fazer os grandes planos contando com os rendimentos futuros.

É POSSÍVEL VIVER DE RENDA PASSIVA?

Certamente sim!

O desejo das pessoas é, ao longo do tempo, depender cada vez menos da renda ativa e mais da renda passiva – um processo natural quando pensamos na aposentadoria, que nada mais é do que um rendimento passivo decorrente do seu investimento na contribuição previdenciária.

Porém, para viver de renda passiva, é preciso fazer um estudo constante e realista:

  • Do orçamento pessoal, equilibrando necessidades, planos e prazos;
  • Da capacidade de investir sem comprometer o orçamento;
  • Da qualidade dos investimentos;
  • Da facilidade de mudar o perfil de investimento.

Conhecer as formas de gerar renda passiva e estar sempre atento às melhores a cada tempo é uma forma eficiente de obter o melhor rendimento passivo sempre. Vamos falar das mais conhecidas.

QUAIS AS FONTES DE RENDA PASSIVA MAIS CONHECIDAS?

IMÓVEIS

A renda passiva de imóveis próprios é uma excelente opção, seja na locação por temporada, que está em constante crescimento ou nos contratos residenciais de locação ou comerciais de longo prazo.

O mercado de aluguel imobiliário é normalmente aquecido, pois as linhas de financiamento no Brasil são caras. Por outro lado, alugar traz embutido o risco de inadimplência e o estado do imóvel ao final de cada contrato – que pode gerar custos de reparos.

MERCADO DE AÇÕES

As ações são uma das formas de gerar rendimento passivo mais conhecidas, apesar de não ser a mais popular devido à complexidade, a volatilidade e a limitação de acesso a investidores com muito capital.

Você pode ganhar com a valorização dos papéis no mercado e com os dividendos, que são a parcela dos lucros distribuída a quem possui as ações.

A tokenização das ações está tornando esse investimento mais democrático, ajudando pequenos investidores a obter renda passiva.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Os fundos imobiliários são uma excelente oportunidade de gerar renda com imóveis sem os riscos inerentes a possuir os ativos. Basta comprar cotas de um fundo em uma corretora com credenciamento na CVM.

Tokenizar fundos imobiliários está rendendo ótimos resultados para os investidores com a democratização de acesso, a maior agilidade e o menor custo das operações.

OUTROS ATIVOS DE RENDA PASSIVA EXTRA

O universo de possibilidades de ganhar renda passiva é grande, destacamos alguns ativos importantes.

  • Direitos autorais, patentes e licenças;
  • Infoprodutos (e-books, treinamentos online);
  • Aplicações de renda fixa.

POR QUE TER RENDA EXTRA PASSIVA COM A TOKENIZAÇÃO?

POR QUE TER RENDA EXTRA PASSIVA COM A TOKENIZAÇÃO?

A tokenização de ativos aumentou a atratividade e o público interessado em gerar rendimento passivo com vantagens importantes tanto para quem investe quanto para quem oferta!

Trata-se de um processo onde um ativo, direito ou crédito pode ser oferecido ao mercado na forma de tokenativo digital criptografado – em uma blockchain – o ecossistema digital onde são produzidas as criptomoedas.

Podemos dizer que absolutamente todos os tipos de bens podem ser tokenizados, de imóveis a obras de arte, passando por ações de uma empresa, recebíveis, metais preciosos  e até créditos de safras!

Como podemos ver, são inúmeras possibilidades para investir e obter receita passiva.

Mas por que gerar renda passiva com ativos tokenizados em vez dos tradicionais? Veja algumas vantagens importantes.

A DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO PARA INVESTIR

Uma característica marcante do bem tokenizado é que ele é ofertado ao mercado em frações de tokens, de forma que as cotas possuem valores muito inferiores ao valor do bem.

Um bom exemplo é um imóvel de 1 milhão de reais ofertado em tokens de 10 mil reais cada. Um número muito maior de pessoas pode investir e obter renda passiva com aluguel e com a valorização na venda do bem.

MAIS SEGURANÇA E EFICIÊNCIA

Quando você decidir investir em ações tokenizadas, por exemplo, pode ter uma certeza: não há interferência humana na operação e você gostará muito disso!

Tudo é eletronicamente gerado, da oferta até a compra e principalmente o controle de créditos dos rendimentos previstos, graças a duas entidades centrais:

  • A blockchain: uma rede com os mais altos protocolos de segurança;
  • O contrato inteligente: um protocolo digital com todas as operações que devem ser executadas pela blockchain – direitos e deveres, liberação dos tokens, distribuição da renda passiva de acordo com as regras pré-definidas.

Além de maior segurança, todo o processo é mais ágil e sem possibilidade de erros.

O CUSTO DE INVESTIMENTO É MENOR

As operações são feitas diretamente entre detentores de ativos e investidores, através de seus dispositivos (computadores, celulares), o que elimina a intermediação de agentes e corretoras, conforme o caso.

TOKENIZAR BENEFICIA TAMBÉM QUEM OFERECE INVESTIMENTO!

Você pode gerar renda passiva tokenizando e oferecendo ativos pessoais ou de seu negócio, com as mesmas vantagens (e outras) perceptíveis para quem investe.

Praticamente tudo pode ser ofertado em tokens, incluindo obras de arte, direitos autorais e até direitos futuros, como os precatórios. Dessa forma, é possível captar recursos que podem ser aplicados em outros investimentos!

Conheça mais sobre os benefícios de tokenizar seus ativos!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!