3 dicas para ter diversidade de investimentos de baixo custo

3 dicas para ter diversidade de investimentos de baixo custo!

Todas as pessoas, em algum momento de suas vidas, decidem que é hora de gerar renda passiva, acumular capital para realizar sonhos ou garantir a aposentadoria com qualidade de vida. Uma forma eficiente para começar é a diversidade de investimentos de baixo custo.

Mas o que é investimento de baixo custo?

Trata-se do produto financeiro que exige pouco dinheiro para começar a investir e, mesmo que você tenha um bom capital disponível, não vai aplicar todo nesse tipo de investimento.

A ideia dele é justamente ser um ponto de partida seguro para quem não quer arriscar as economias acumuladas na caderneta de poupança até que surja a vontade de investir capital – e tempo – em aplicações mais atraentes.

Os investimentos de baixo custo ajudam a formar uma mentalidade investidora sem um grande risco envolvido. Para quem tem um perfil conservador de investimento, eles permitem adquirir confiança e segurança.

Existem vários ativos financeiros de baixo aporte, mas você sabia que investir em tokens pode proporcionar uma ótima rentabilidade sem gastar muito?

Nesse artigo, a BLOCKBR vai falar sobre dicas de investimentos de baixo custo e como obter a melhor performance com essa estratégia!

QUAIS AS VANTAGENS DE UM INVESTIMENTO DE BAIXO CUSTO?

Além dos pontos positivos que falamos anteriormente, aplicar com baixo custo traz outras vantagens importantes.

CRIAR A DISCIPLINA PARA INVESTIR

A disciplina é uma condição básica para o sucesso do investidor, porém nem todas as pessoas são disciplinadas – e quanto maior o aporte, mais difícil será a regularidade.

As aplicações de baixo custo são mais confortáveis para serem cumpridas e demonstram ao investidor a importância de programar-se e cumprir uma agenda de aportes.

PREVENIR-SE DE PERDAS SIGNIFICATIVAS

Toda perda financeira é relevante – perder 100 ou 1.000 reais é significativo, dependendo do quanto o valor representa no orçamento da pessoa. Porém, essa prevenção é uma vantagem especial para quem está começando a investir.

Com pequenos aportes, mesmo tendo um capital disponível alto, é possível sentir os humores do mercado a curto e médio prazo sem que a eventual perda crie um desastre no orçamento pessoal.

A diversificação da carteira de investimentos também permite atenuar o impacto de perdas.

GANHAR EXPERIÊNCIA DE INVESTIMENTO

Investir no mercado financeiro costuma ser traumático para muitas pessoas e o motivo, na maioria das vezes, é apostar em ótimas rentabilidades onde também há risco alto.

Começando com pequenos investimentos e diversificando a carteira, é possível distribuir os resultados e riscos entre os ativos e ganhar experiência ao observar a performance de cada um e tomar decisões melhores.

Quer captar recursos tokenizando ativos do seu negócio? Veja como funciona!

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS?

Quando falamos de diversificação de investimentos, logo vem à mente a célebre frase de dez entre dez aulas de finanças: não coloque todos os ovos em uma única cesta.

A diversificação ao investir trata justamente disso: não depositar toda a expectativa em um ativo, por melhor que seja o histórico dele e as análises de especialistas – no caso de perda, ela será do tamanho da expectativa!

Diversificar investimentos permite lidar com algumas perdas sem desesperança e, quando for investir em ativos de maior risco (e custo), também protege da volatilidade deles.

COMO FAZER A DIVERSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Um bom exemplo de como diversificar aplicações financeiras é quando investimos 100% do capital em ações de três empresas – um investimento de alto risco.

E se as três ações sofrerem quedas acentuadas e passarem a valer 20% do valor da compra? A perda pode ser grande.

Por outro lado, ao montar uma carteira com 40% em ações, 30% em títulos de renda fixa e 30% em um fundo imobiliário tokenizado, você terá comportamentos de rendimento diferentes, riscos variados e uma perda acentuada pode ser mitigada pelos ganhos nos demais produtos.

DE QUE FORMA A CARTEIRA DIVERSIFICADA AJUDA O INVESTIDOR

Uma carteira de investimentos de baixo custo diversificada contribui para:

  • Adquirir a segurança inicial, quando há muita informação e receio de perder dinheiro;
  • Ganhar confiança ao analisar os resultados e perceber em quais posições é possível mexer para aumentar os lucros ou é preciso mexer para evitar perdas;
  • Mudar de perfil de investidor, saindo de uma posição conservadora para uma arrojada, mas com base em dados, estudos e na vivência adquirida.

Dicas de investimento de baixo custo

COMO TER DIVERSIDADE DE INVESTIMENTOS DE BAIXO CUSTO?

Existe uma grande diversidade de produtos financeiros de baixo custo que podem compor um portfólio de investimento eficiente, que produza renda passiva consistente e represente um baixo risco. Veja três investimentos em alta no mercado.

TESOURO SELIC

O Tesouro Selic ou Tesouro Direto Selic é um título público – um papel emitido pelo governo federal. Resumidamente, você empresta dinheiro para o governo que, em troca, paga um rendimento.

  • Título de renda fixa, muito procurada por quem deseja uma alternativa à poupança com segurança e flexibilidade de prazo;
  • Remuneração pós-fixada que, nesse caso, é atrelada à taxa básica de juros.
  • Liquidez diária – é possível resgatar o valor antes do prazo-limite contratado, recebendo o valor principal mais o rendimento proporcional;
  • Recomendado para formação de reserva de emergência, em virtude da alta liquidez.

É possível começar a investir em Tesouro Selic a partir de 100 reais.

CDB

O CDB ou Certificado de Depósito Bancário é um título privado – um papel emitido por bancos para captar recursos de investidores para gerar linhas de financiamento ou emprestar dinheiro a seus clientes, em um ciclo de autofinanciamento.

Existem três modalidades: o CDB pré-fixado, o CDB pós-fixado e a combinação de ambos – o CDB híbrido.

  • Título de renda fixa, também procurada como alternativa à poupança pelo seu rendimento superior e a flexibilidade de prazo;
  • A rentabilidade do CDB é definida por cada banco, normalmente referenciado ao CDI, que costuma estar alinhada à taxa básica de juros;
  • Possui liquidez diária, porém é recomendado resgatar somente no vencimento, pois caso seja resgatado antes, existe a possibilidade de perder todo o rendimento;
  • Recomendado para formação de reserva de emergência, em virtude da alta liquidez.

É possível começar a investir em CDB a partir de 1.000 reais.

TOKENS DE ATIVOS FINANCEIROS

Os tokens financeiros são uma modalidade de investimento inovadora, que se destaca pela versatilidade de opções, pois a tokenização não é o produto em si, mas um veículo digital de alta eficiência para investir em um ativo digital financeiro.

Atualmente, existem os security tokens ou tokens de seguridade, que representam ações, debêntures, obrigações e garantias ofertados por empresas com o objetivo de captar recursos que serão usados em seus projetos.

Existem outras opções de ativos tokenizados.

Na realidade, não há limite para tokenizar um produto de investimento e com um diferencial importante sobre as demais aplicações: o fracionamento do token.

O detentor do ativo pode reparti-lo em centenas, milhares de tokens de valores menores que podem ser comprados por um universo maior de investidores.

Com isso, os tokens financeiros se tornam um investimento de baixo custo com excelentes resultados!

Ao cadastrar-se em uma corretora de criptoativos (ou exchange), você pode escolher entre uma série de ofertas com os mais variados valores mínimos de aplicação e participar de aplicações que eram, até pouco tempo, restritas a grandes investidores e fundos!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!