• Home
  • Tokenização
  • 10 maiores minas de ouro: ainda há espaço para esse nicho crescer?
10 maiores minas de ouro: ainda há espaço para esse nicho crescer

10 maiores minas de ouro: ainda há espaço para esse nicho crescer?

Enquanto os diferenciais da tokenização imobiliária seguem mostrando um novo caminho para quem prefere apostar em imóveis como investimento, quem olha para as minas de ouro já começa a perceber a vantagem de unir token e o metal dourado.

A mineração de ouro é um negócio global, com centenas de empresas explorando áreas em dezenas de países com resultados significativos e diversas prospecções em curso.

Não há sinais de queda na oferta de ouro para exploração e ouro valorizou em torno de 24% em 2021, chegando ao recorde histórico de preço mundial.

Diante desse cenário, a perspectiva é de que o metal continuará sendo uma reserva de valor preferida por muitos, mas será que existem desvantagens ao investir em ouro?

A tokenização do ouro pode ser o caminho para que mais pessoas se beneficiem?

Nesse artigo, a BLOCKBR mostra como está esse nicho e as vantagens e desvantagens de cada opção para investir em ouro!

10 MAIORES MINAS DE OURO DO MUNDO

Onde estão as maiores minas de ouro do mundo? Vamos falar das 10 principais minas em 2021, segundo dados da S&P Global Market Intelligence.

1 – NEVADA GOLD MINES

A Nevada Gold fica localizada no estado norte-americano do mesmo nome. É operada pela empresa canadense Barrick Gold Corporation. Produção de ouro em 2021: 94 toneladas.

2 – MURUNTAU

Essa mina de ouro no Uzbequistão é, nos dias de hoje, a maior mina a céu aberto do mundo. Operada pela Navoi Mining, também uzbeque. Produção de ouro em 2021: 85 toneladas.

3 – GRASBERG

A mina indonésia está sob operação de uma parceria entre a empresa PT Freeport Indonesia e o governo indonésio. Produção de ouro em 2021: 41 toneladas.

4 – OLIMPIADA

É uma mina de ouro russa, operada pela empresa Polyus Mining, do mesmo país. Produção de ouro em 2021: 34 toneladas.

Tokenização e Bolsa de Valores: qual é o melhor para investir?

5 – PUEBLO VIEJO

A Mina de Pueblo Viejo está na República Dominicana e é operada pela Barrick em parceria com e Newmont Corporation, mineradora dos Estados Unidos. Produção de ouro em 2021: 23 toneladas.

6 – KIBALI

Essa mina fica na República Democrática do Congo e é operada pela Barrick. Produção de ouro em 2021: 23 toneladas.

7 – CADIA

É uma mina de ouro australiana, operada pela companhia do mesmo país Newcrest Mining. Produção de ouro em 2021: 23 toneladas.

8 – LIHIR

Está localizada na Papua Nova Guiné. É operada pela australiana Newcrest Mining. Produção de ouro em 2021: 20 toneladas.

9 – CANADIAN MALARTIC

É uma mina canadense que começou a operar em 2014 e é operada pela empresa Canadian Malartic, também do Canadá. Produção de ouro em 2021: 20 toneladas.

10 – BODDINGTON

É a maior mina de ouro australiana. Operada pela empresa Newmont Corporation. Produção de ouro em 2021: 20 toneladas.

Em 2020, o estoque de ouro não extraído era estimado em 50 mil toneladas. Se considerarmos o volume de 2019 (3.500 toneladas), são cerca de 15 anos de oferta, além de novas minas descobertas e ainda não operadas e as regiões potenciais.

No Brasil, a produção de ouro em 2021 foi 15% maior que em 2020 e haverá um crescimento nos projetos de mineração de ouro nos próximos anos.

10 maiores minas de ouro

QUAIS AS VANTAGENS DE INVESTIR EM OURO

É UMA PROTEÇÃO EM MOMENTOS DE CRISE

O ouro continua sendo uma alternativa mais segura para enfrentar momentos de crise, com valorizações consistentes ao longo dos anos – apesar de não poder ser considerado como um investimento e sim uma reserva de valor.

Ao contrário das moedas fiduciárias que se desvalorizam entre elas, o ouro não tem parâmetro no mercado de metais para perder atratividade.

PROTEGE A CARTEIRA CONTRA FORTES OSCILAÇÕES

O comportamento estável do ouro, comparado a outros ativos financeiros, faz dele uma forma de proteger parte da carteira de investimentos para momentos em que dólar, criptomoedas, ações e títulos sofrem grandes perdas – e as pessoas acabam migrando para o ouro.

É LASTRO DE ECONOMIAS NACIONAIS

As reservas monetárias de muitas economias globais possuem lastro no ouro, o que garante o valor e a demanda do metal, pois países em crises profundas logo recorrem às suas reservas em ouro, criando um efeito dominó nas demais economias.

DESVANTAGENS DE INVESTIR EM OURO

NÃO DEVE SER PENSADO A CURTO PRAZO

Mesmo sendo uma commodity com estabilidade de valorização a longo prazo, o ouro possui volatilidade a curto prazo. As reservas podem desvalorizar caso você queira abrir mão delas rapidamente.

OURO É UM ATIVO VOLÁTIL 

Mesmo sendo uma ótima reserva de valor e com valorização consistente a longo prazo, o ouro está sujeito a variações expressivas diante de crises econômicas. Comprar no meio de uma crise pode ser um mau negócio quando ela passar.

OPÇÕES DE MERCADO PARA INVESTIR EM OURO

COMPRA FÍSICA

Essa modalidade é basicamente contatar uma corretora para comprar barras de ouro e guardar em um local escolhido pelo cliente.

  • Valor mínimo de compra é alto;
  • Ter estoque físico do ouro não é uma opção segura;
  • Operação de baixa liquidez, pois a maioria das pessoas prefere comprar contratos ou investir em fundos.

CONTRATOS DE OURO NA B3

Significa comprar lingotes de ouro através de contratos que asseguram um preço do grama do ouro em uma data futura.

  • É preciso abrir uma conta em uma corretora;
  • Existe a opção de manter o ouro custodiado ou retirar e guardar em casa;
  • Envolve valores altos de partida para a maioria das pessoas;
  • Possui taxa de custódia e custo de corretagem;
  • Incide IR de acordo com o valor de investimento.

Tokenização de ouro

FUNDOS DE INVESTIMENTO EM OURO

No fundo de investimento não há compra física e sim em cotas em fundos que investem na compra e venda de ouro no mercado, realizando resultados para os cotistas na proporção de seus investimentos.

  • É preciso abrir uma conta em uma corretora;
  • Não são muitas as empresas que operam com esse tipo de fundo;
  • Muitos grupos são fechados (com altos valores de entrada);
  • Mesmo em grupos acessíveis, os valores de entrada não são baixos;
  • Existem as taxas de administração e custódia que variam de acordo com a instituição gestora.

ENTENDA A TOKENIZAÇÃO DE OURO

Como vimos anteriormente, as formas de investir em ouro conhecidas implicam em fatores que acabam afastando a maioria dos investidores:

  • São processos com alto nível de burocracia e controle;
  • Exigem valores altos de partida;
  • Envolvem taxas e impostos.

A compra de tokens de ouro é uma alternativa que muda completamente esse cenário. Veja algumas vantagens, especialmente para os pequenos investidores.

SEM BUROCRACIA

As operações em blockchain não possuem intermediários entre os detentores das posições de ouro e os investidores. Isso reduz a negociação a uma simples compra peer-to-peer, entre as partes e sem regulações no caminho.

ACESSO A PEQUENOS INVESTIDORES

Os valores de entrada são baixos e existe a opção de o dono das reservas fracionar as reservas de ouro em muitos tokens de valores menores. Essas situações permitem que os pequenos investidores possam participar.

ALTA SEGURANÇA

Blockchains são os ambientes digitais usados para negociar criptomoedas e possuem os mais modernos protocolos de segurança de dados – não há registros de ciberataques até hoje.

Além disso, são usados contratos inteligentes, documentos digitais que gerem e executam todas as obrigações definidas para as partes do negócio.

DISPONIBILIDADE TOTAL

O mercado de ouro em tokens nunca fecha! As blockchains onde estão hospedadas as ofertas do metal funcionam sem interrupção alguma.

Portanto, comprar ouro em tokens está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e de qualquer parte do mundo, sem restrições geográficas ou legais.

Com tantas vantagens, investir em ouro tokenizado será uma alternativa que tende a crescer no mercado, mantendo a atratividade do ouro como investimento e proteção financeira.

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!