Mulheres Investidoras: Como a Tokenização abre mais espaço?

Mulheres Investidoras: Como a Tokenização abre mais espaço?

As mulheres investidoras são um número cada vez maior na economia brasileira e uma boa notícia para elas é que a representatividade pode aumentar com o investimento em tokens de ativos financeiros.

Com o crescimento da economia, a tendência é um aumento do investimento feminino, tanto em população quanto em produtos e valores. A favor desse cenário, existem características do comportamento das investidoras brasileiras.

  • São mais estudiosas sobre cada produto financeiro;
  • Tomam decisões com mais cuidado, porém gostam e aceitam riscos;
  • Investem com mais foco no alcance dos objetivos com o investimento do que pela rentabilidade.

Isso derruba o mito de que mulheres são conservadoras para investir; apenas querem tomar decisões que não sejam postas à prova o tempo todo, já que o objetivo é formar capital e não de buscar constantemente o investimento mais rentável.

E onde entra a tokenização como opção de investimento?

Os ativos financeiros tokenizados possuem vantagens que vão ao encontro das necessidades das mulheres para investir com agilidade, segurança e ótimos resultados.

Nesse artigo, a BLOCKBR traz um panorama do mercado investidor feminino e como os tokens de produtos financeiros podem contribuir para aumentar o sucesso das mulheres investidoras!

O CENÁRIO DAS MULHERES INVESTIDORAS NO BRASIL

Segundo dados de uma pesquisa da ANBIMA, a associação que reúne as instituições de oferta de investimento no mercado de capitais, 45% dos investidores brasileiros eram mulheres em 2020.

É um número importante, principalmente por ter sido um ano extremamente difícil para todas as famílias. Com a retomada do crescimento e da economia, a tendência é que mais mulheres decidam investir.

COMO É O PERFIL DAS INVESTIDORAS BRASILEIRAS?

  • Quase um terço das brasileiras (28%) possuem um investimento;
  • Idade média da investidora: 44 anos;
  • A renda média é de 2.300 reais;
  • Nove entre dez mulheres investidoras estão nas classes A, B e C;
  • Quatro entre dez mulheres investidoras têm ensino superior.

Com a renda média abaixo de 3.000 reais, demonstrando que são postos de trabalho longe de chefias, é natural investir com mais atenção. Além disso, a formação de capital para investir ainda é algo novo na população feminina, por todos os fatores históricos mostrados.

QUAL O PERFIL DE PRODUTOS DAS INVESTIDORAS BRASILEIRAS?

A grande maioria das brasileiras investidoras (83%) aplica suas reservas na poupança, seguido dos títulos privados (7%), fundos de investimento (6%), criptomoedas (4%) e ações (3%).

Este dado é preocupante, pois indica que elas não têm tempo ou conhecimento para pesquisar e gerar renda passiva em produtos mais arrojados ou preferem ser mais cuidadosas ao investir.

Pesa muito o fato de serem chefes de família e, portanto, precisarem contar com uma reserva de segurança – a poupança, mesmo não sendo atualmente um investimento, por não gerar ganho real, é menos exposta a riscos nos bancos.

Por outro lado, o número de mulheres investindo em ações passou de 180 mil em 2018 para quase 1.200 milhão em 2021 – um aumento de 567% em três anos.

Isso demonstra que existe um movimento na direção de ativos financeiros de maior risco.

O QUE IMPEDE O CRESCIMENTO DO PÚBLICO INVESTIDOR FEMININO?

Apesar dos números serem favoráveis, alguns fatores ainda insistem em pesar negativamente no crescimento do mercado investidor feminino e não são diferentes daqueles que há décadas impedem que as mulheres consigam seu espaço na sociedade e na economia.

DESIGUALDADE DE GÊNEROS

Apesar das muitas conquistas de espaço social e profissional das mulheres nas últimas décadas, o cenário profissional ainda é predominantemente masculino em vários setores, em especial onde os salários médios são mais altos (maior capacidade de investir).

CRISE ECONÔMICA E DESEMPREGO

Mulheres ganham 34% menos que os homens, segundo um estudo da Catho Consultoria. Portanto, elas abrem mão de investir mais rápido quando há crises econômicas ou estão desempregadas, pois as verbas indenizatórias são menores.

Além disso, no Brasil existem atualmente mais de 11 milhões de mães solo, com pouca ou nenhuma capacidade de investimento, o que aumenta o abismo entre homens e mulheres quando falamos da possibilidade de investir e construir um futuro melhor.

DOMÍNIO DA LINGUAGEM DE INVESTIMENTO

Dominar a linguagem dos investimentos é outra habilidade, entre tantas, que por anos foi quase exclusiva dos homens, pela desigualdade de gênero estrutural que afastava as mulheres das finanças familiares – e até mesmo das próprias, em contextos machistas.

Outro fator é a ausência do ensino financeiro nas escolas e universidades, que também pesava mais sobre as mulheres, principalmente aquelas que demoram mais para chegar ao mercado de trabalho.

Benefícios para mulheres na tokenização

COMO A TOKENIZAÇÃO ABRE ESPAÇO PARA A MULHERES NO MERCADO DE INVESTIMENTOS?

Se a conquista de espaço das mulheres ainda é desafiadora em alguns aspectos, os números do público investidor feminino são animadores para um crescimento a médio e longo prazo.

Os ativos financeiros tokenizados podem ser uma excelente opção de investimento. Vamos ver os motivos.

DESCENTRALIZAÇÃO

Um dos princípios da tokenização de ativos é a descentralização; não há instituições entre o investidor e os ativos. Se a investidora deseja investir em debêntures ou ações tokenizadas, ela vai lidar com toda a operação de forma eletrônica.

Isso proporciona liberdade para que as opções sejam estudadas e escolhidas sem pressão de instituições (e os seus custos).

REGULAMENTAÇÃO

Se para os investidores, a descentralização significa agilidade e liberdade de escolha, para quem oferta é obrigatório que haja a regulamentação na CVM para que as pessoas que investem tenham confiança na empresa que oferta.

FRACIONAMENTO DE ATIVO

Essa é uma característica única da tokenização: um ativo financeiro pode ser fracionado em vários tokens de menor valor. Com isso, pequenos investidores também podem participar do mundo dos criptoativos!

DESBUROCRATIZAÇÃO

A ausência de intermediários torna a operação de investimento mais simples e mais ágil, além de ter um custo final menor. Só é preciso ter uma conta em uma exchange (corretora de token e outros criptoativos)

SEGURANÇA DIGITAL

Um ativo digital financeiro é oferecido em uma blockchain – um ambiente digital que possui os mais elevados protocolos de segurança. Com a sua criptografia e seu sistema de gravação de dados em blocos, não é possível fraudar ou fazer ciberataques.

Quer conhecer mais sobre a blockchain?

EFICIÊNCIA DIGITAL

Para cada operação com um digital asset financeiro, existe um contrato inteligente, um arquivo digital onde estão todas as condições da oferta, os direitos e deveres dos detentores dos tokens e dos investidores e o pagamento das remunerações futuras.

Nada pode ser feito exceto pelo smart contract e de forma eletrônica. Não há interferência de pessoas, o que garante o cumprimento de todas as condições e evita fraude.

Quer conhecer mais sobre o contrato inteligente?

DISPONIBILIDADE

A blockchain é um ecossistema digital que funciona ininterruptamente, sem a possibilidade de downtime pois é sustentado por uma rede de supercomputadores. Portanto, basta acessar a rede a qualquer dia e hora e fazer os investimentos!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!