O que é valorização e como aumentar o valor do seu ativo

O que é valorização e como aumentar o valor do seu ativo?

A valorização dos ativos físicos e digitais de uma empresa é atividade fundamental para estabelecer o valor da marca e do empreendimento como um todo.

Neste trabalho estão inseridos não apenas os ativos físicos que tradicionalmente têm o olhar cuidadoso, como os imóveis, estoques e equipamentos. É preciso ter atenção com ativos não tangíveis que também causam impactos importantes na saúde da empresa.

  • Recebíveis de clientes;
  • Participações em sociedades;
  • Posições de investimentos;
  • Patentes e direitos autorais;
  • Patrimônio digital: site, redes sociais, conteúdos.

Cada um dos bens, se mal gerenciado, pode perder valor e impactar negativamente no maior de todos os ativos: a imagem da marca.

É ela que alimenta o interesse de clientes e o seu valor vai determinar ganhos ou perdas nos demais itens do patrimônio.

Mas como a empresa pode aumentar o valor dos ativos e, consequentemente, alcançar um patamar mais alto de valor empresarial?

A BLOCKBR preparou esse artigo para falar da importância da avaliação de ativos e como a empresa pode torná-los ainda mais valiosos!

QUAL A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE ATIVOS?

Dentro das diversas operações de gestão do patrimônio, está a avaliação de ativos, que tem por objetivo valorar os ativos de forma real e perceber se os números estão alinhados com as estratégias da empresa e com a realidade do mercado.

A avaliação de ativos deve ser feita periodicamente para evitar que itens sujeitos a mudanças de mercado não fiquem defasados ou sofram perdas que exijam soluções emergenciais de recuperação.

Além desse caráter preventivo, também é possível definir o valor do empreendimento como um todo e o valor da marca – são dois itens fundamentais para:

  • Ampliar o reconhecimento do mercado;
  • Reforçar as condições de negociação com fornecedores;
  • Estabelecer parcerias estratégicas sólidas;
  • Melhorar as condições de obtenção de crédito;
  • Aumentar a percepção de valor e a admiração dos clientes.

A recomendação é que a avaliação de ativos seja feita no máximo anualmente, com empresa especializada na operação, para avaliar os impactos das variações de preços de mercados e da depreciação nos ativos imobilizados.

COMO VALORIZAR OS ATIVOS DA EMPRESA

A valorização de ativos – ou a manutenção dos valores – é uma das maiores missões nas empresas, diante de tantos fatores internos e externos que podem desafiar o potencial do patrimônio.

Separamos aqui algumas ações que podem ajudar nessa questão.

PRESERVAR A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA

Os valores dos ativos – imóveis, equipamentos, contas a receber, investimentos e outros – dependem diretamente da saúde financeira do negócio – é ela que vai definir, entre outros casos:

  • Se a empresa precisará antecipar os recebíveis com urgência e um deságio maior no banco de relacionamento ou se pode tokenizar os créditos e obter um resultado melhor;
  • Se é possível planejar melhor a oferta de ações – e obter um preço melhor por elas devido à situação financeira favorável.

Veja algumas ações que podem manter o equilíbrio financeiro:

  • Mantenha um capital de giro – ele pode ser obtido através de um projeto de captação de recursos com tokens;
  • Buscar soluções preventivas e ágeis para a inadimplência de clientes;
  • Negociar ao máximo os pagamentos a fornecedores;
  • Avaliar investimentos e a busca de maiores rentabilidades x perdas;
  • Implementar a visão de cenários futuros para prever desafios;
  • Implantar soluções corporativas de gestão;
  • Analisar o fluxo de caixa semanalmente.

APRIMORAR AS CADEIAS PRODUTIVAS

Ganhar eficiência nas cadeias de produção, logística, administrativa e outras é fundamental para que os ativos da empresa sejam ainda mais valiosos.

Atrasos, erros humanos recorrentes, processos duplicados, gastos inesperados, falhas de manutenção, multas e horas extras são exemplos de custos que, agregados a ativos físicos e intangíveis, impactam negativamente o valor deles.

Invista em melhorias de processos e novas tecnologias para que o aumento de eficiência e a redução de custos das cadeias produtivas sejam escudos de proteção da valorização dos ativos

INVISTA NA CULTURA DA INOVAÇÃO

INVISTA NA CULTURA DA INOVAÇÃO

As reações do mercado impactam tanto positiva quanto negativamente nos valores dos ativos da empresa e não estamos falando apenas do preço das ações para aquelas que possuem capital aberto.

Como isso pode acontecer?

Através da imagem da marca diante dos clientes e demais players do mercado, um dos fatores de grande peso nos dias de hoje é busca pela inovação.

As ideias inovadores transmitem modernidade e preocupação da empresa em proporcionar as melhores experiências de consumo aos clientes. Algumas iniciativas podem gerar um grande impacto:

  • Automação de atendimento;
  • Ambiente omnichannel;
  • Recebimentos de clientes com criptomoedas;
  • Oferta de produtos e serviços tokenizados.

Com essas e outras ações inovadoras, é possível gerar valor para a marca através da admiração dos clientes e, com isso, tornar mais valiosos os ativos da empresa.

A Web 3.0 trará um novo ciclo de mudanças profundas para os negócios. A BLOCKBR fala delas!

TOKENIZAR OS ATIVOS A OFERTAR

A tokenização consiste em criar representações digitais criptografadas – os tokens – de ativos físicos e digitais de empresas em uma blockchain – um ambiente de tecnologia com alto nível de segurança.

A ideia principal de tokenizar ativos é viabilizar um canal de oferta com vantagens importantes.

MAIS AGILIDADE

O processo de tokenização é totalmente digital e feito em um ambiente com altas velocidades de processamento para as transações.

SEGURANÇA TOTAL

Toda a operação, da oferta do ativo às transações, é criptografada em alto nível, o que torna a tokenização imune a ataques virtuais. Como a validação de cada operação deve ser dada por todos os computadores da rede (eletronicamente), não há espaço para dados maliciosos.

MAIS TRANSPARÊNCIA

As transações são eletronicamente controladas por um contrato inteligente (smart contract) com as regras definidas pelo emissor dos tokens. A validação das negociações é feita em um sistema de cadeia de blocos, que impede duplicidades de registro e fraudes.

MAIOR LIQUIDEZ

Os ativos podem ser fracionados em tokens de menor valor e, com isso, aumentar a base de interessados e a liquidez da operação. Mil tokens de um imóvel captarão mais investidores em menor tempo. Além disso, a blockchain funciona ininterruptamente!

MAIS RENTÁVEL

A compra de tokens é uma operação ponto-a-ponto (peer-to-peer), feita diretamente entre o detentor dos tokens e os investidores, sem impostos e taxas de instituições financeiras, o que torna a tokenização mais lucrativa.

É possível atribuir mais valor ao ativo tokenizado em contrapartida às vantagens oferecidas ao público – comodidade, agilidade, segurança, transparência e disponibilidade de rede e em especial a democratização com a ativo fracionado.

Existe a possibilidade de oferecer o ativo tokenizado no mercado primário da blockchain – entre empresa e investidores – e também no mercado secundário – os investidores podem negociar os tokens livremente, aumentando a atratividade da oferta no mercado primário.

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

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