Por que ter um ativo digital da sua empresa

Por que ter um ativo digital da sua empresa?

Muito se fala do NFT, o token não fungível que move milhões de dólares em uma única transação de bens absolutamente únicos. Porém, pouco se nota que o NFT está inserido em algo mais amplo que já está no dia a dia de muitas pessoas e empresas: os ativos digitais.

São todos os bens e direitos de uma pessoa ou organização que existem apenas no formato digital e que só podem ser geridos por softwares e transacionados no mercado digital.

São ativos que não existem fisicamente, não podem ser materializados e são descentralizados – não há um poder controlador do ativo além do próprio detentor dele.

Os ativos virtuais são a grande e nova revolução na forma de valorizar empresas e negócios, gerir dinamicamente o relacionamento com clientes, captar novas receitas, transacionar no mercado e investir.

Sua empresa pode beneficiar-se em tudo isso. Mas como isso pode acontecer?

Nesse artigo, a BLOCKBR mostra como funciona o ativo digital e de que forma eles podem ser um novo caminho de crescimento dos negócios!

MAS ANTES: CONHEÇA AS VÁRIAS CLASSES DE ATIVOS!

ATIVOS TANGÍVEIS

São os ativos que existem fisicamente: imóveis, veículos, equipamentos e outros. Podem ter representação digital para serem comercializados – é o que chamamos de tokenização.

ATIVOS INTANGÍVEIS

São os ativos que existem apenas virtualmente e podem ser transacionados apenas por meio digital. Aqui podemos incluir patentes, licenças, recebíveis, direitos futuros, website, saldos de criptomoedas e outros.

Ainda há uma divisão que precisa ser feita: ativos digitais e ativos digitais financeiros.

ATIVOS DIGITAIS

São os bens 100% digitais, sem representação física, que valorizam a marca e fazem parte do patrimônio da empresa, entre eles:

  • Programas de milhagem e de fidelidade;
  • Patentes, direitos autorais e de imagem
  • Website, blog, redes sociais e conteúdos (textos, imagens, vídeos)
  • Base de leads (oportunidades de negócios)

Esses itens são bens em si, geridos em bancos de dados privados.

ATIVOS DIGITAIS FINANCEIROS

São os ativos 100% virtuais, geridos em blockchains. Também chamados de criptoativos, pois são arquivos criados através de criptografia de alto nível. Representam formas disruptivas de fazer negócios.

CRIPTOMOEDAS

O bitcoin é o representante mais famoso desse criptoativo. São as moedas digitais, usadas como meio de pagamento descentralizado – sem impostos, taxas e intermediários entre as partes – e também como forma de investimento de alta volatilidade e grau especulativo.

TOKENS

São a representação criptográfica digital de um ativo ou direito de uma pessoa ou empresa com vistas a ser negociado no mercado. O token tem o valor dado pelo bem que ele representa em uma blockchain – ambiente digital onde ocorrem as transações.

A tokenização é o processo pelo qual é possível criar os tokens que vão ofertar todos os tipos de ativos, dos tangíveis como um imóvel em tokens aos intangíveis como recebíveis e ações.

ATIVOS DIGITAIS FINANCEIROS

A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS DIGITAIS FINANCEIROS PARA EMPRESAS

O token é uma forma de captar recursos com uma série de vantagens em relação aos métodos tradicionais de negociação.

ACESSIBILIDADE

Dispositivos com acesso à internet em todo o mundo podem acessar as ofertas de tokens de ativos, sem barreiras geográficas e imposições legais para transacionar, limitação de destinos, valores ou outras condições.

São transações peer-to-peer (diretamente entre as partes).

MAIOR PÚBLICO POTENCIAL

Com a acessibilidade total e a possibilidade de fracionar tokens, reduzindo a cotas de valores menores, o público potencial para as operações é muito maior, o que também favorece as ofertas com preços melhores.

DISPONIBILIDADE

As blockchains onde criptomoedas e tokens são disponibilizados funcionam ininterruptamente e não sofrem com downtimes – as operações são compartilhadas durante todo o tempo entre os computadores que compõem cada rede.

VELOCIDADE COM SEGURANÇA

Com a alta capacidade de processamento dos computadores na blockchain e sem terceiros no caminho, uma transação é muito mais rápida. Além disso, a segurança é de alto nível, pois todos os computadores devem validar a transação eletronicamente.

GESTÃO EFICIENTE DE CADEIAS

Através dos contratos inteligentes, que são usados na gestão das transações com os tokens, também é possível digitalizar regras de processo e tokenizar cadeias complexas de produção como as industriais e logísticas.

MAIOR RENTABILIDADE

Com a combinação de todos os benefícios que listamos antes, a captação de capital usando a tokenização proporciona resultados melhores – preços melhores de transação, ciclo menor de oferta, mais público com potencial de investimento.

QUAIS EMPRESAS PODEM TER TOKENS COMO ATIVOS?

Veja alguns exemplos de mercados que usam a tokenização com sucesso.

IMOBILIÁRIO

A tokenização imobiliária já é uma realidade em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Incorporadoras e construtoras oferecem imóveis fracionados em tokens, aumentando de forma impressionante o número de potenciais investidores e os valores de oferta.

SAÚDE

Aqui os processos em tokens são muito presentes; administradoras de planos de saúde usam a tecnologia para processos críticos como as confirmações de exames e consultas e uma grande virá em breve com a tokenização dos históricos médicos.

AGRONEGÓCIO

Negociar safras futuras tokenizada, é uma excelente forma de captar recursos com mais agilidade e um ótimo produto de investimento em tempos de ótimos preços internacionais das commodities.

CENTROS LOGÍSTICOS

A logística em centros de distribuição é extremamente sensível – e suscetível – a falhas em processos. A unificação da cadeia na blockchain com a gestão de smart contracts é a opção eficaz para gerar métricas, análises e tomadas de decisão assertivas no setor.

Podemos dizer que todas as empresas podem tokenizar ativos para negociar na blockchain, usufruindo de todas as vantagens competitivas e virtualizar as cadeias de processos.

Sua empresa com certeza tem oportunidades para lucrar e ganhar eficiência com tokens!

COMO CRIAR UM TOKEN PARA SUA EMPRESA?

1 – VIABILIDADE DE TOKENIZAÇÃO

A BLOCKBR conhecerá todos os detalhes dos objetivos para os quais a tokenização é vista como opção pelo cliente. Será feita a análise das características do ativo e se cumpre os requisitos necessários para ser tokenizado, em especial a viabilidade legal.

2 – ESTRUTURAÇÃO DO TOKEN

Serão criados os contratos legal e financeiro e a conta escrow – a conta-garantia criada para ser garantidora para ambas as partes – emissor e comprador de token. A BLOCKBR avaliará se o ativo em questão requer esse recurso.

3 – EMISSÃO DOS TOKENS

Os smart contracts são criados dentro da blockchain, que funciona como uma espécie de livro contábil público e distribuído, responsável por:

  • Manter as informações invioláveis e seguras;
  • Atestar a integridade de emissor e investidores;
  • Aprovar cada negociação com os computadores da rede;
  • Garantir que as regras de negócio presentes e futuras sejam cumpridas.

Todas essas operações da blockchain são totalmente eletrônicas, sem interferência humana.

4 – DISTRIBUIÇÃO DOS TOKENS

Pessoas interessadas acessarão a plataforma da tokenizadora ou de exchanges (corretoras de criptoativos) para negociar ativos tokenizados ou frações de tokens.

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!