Tokenização ou Bolsa de Valores: qual é o melhor para investir

Tokenização ou Bolsa de Valores: qual é o melhor para investir?

À medida que a tokenização de ativos físicos, ativos digitais e direitos acelera em todo o mundo, mais pessoas se interessam por produtos financeiros oferecidos através de tokens, como é o caso das ações. Mas essa operação é melhor que a Bolsa de Valores?

Essa é uma pergunta comum e natural, pois os tokens acionários são um produto novo no mercado. Porém, as inúmeras vantagens de tokenizar ativos estão atraindo mais empresas.

Por outro lado, a Bolsa de Valores, além de um caminho tradicional há décadas, faz parte de um ecossistema financeiro sólido, com alta regulação de mercado e de governos e alto nível de segurança.

Então, por que comprar ações em tokens pode ser mais vantajoso do que investir através de uma corretora de ações?

Existem vários aspectos que devemos considerar quando comparamos ações na Bolsa com ações na blockchain.

Nesse artigo, a BLOCKBR fala dos dois processos e como você pode escolher o melhor para seu capital render melhor!

COMO FUNCIONAM AS AÇÕES NA BOLSA DE VALORES?

Ações são pequenas frações do valor de mercado de uma empresa. Ao adquirir uma ação, você se torna dono da empresa no percentual que a ação representa, porém sem direito a participar das decisões.

A oferta de ações é o começo de um ciclo que beneficia negócios e investidores (acionistas) ao captar recursos para promover o crescimento da empresa, impulsionando o valor de mercado dela e, por consequência, o valor das ações.

A oferta de ações é feita na Bolsa de Valores, onde pessoas e grupos de investidores podem adquirir as ações sempre através de uma corretora de valores credenciada na CVM, órgão que regula o mercado de capitais no Brasil.

QUAIS OS TIPOS DE AÇÕES NEGOCIADAS?

As ações disponíveis para compra, bem como as subclassificações usadas, são as mesmas tanto nas compras de ações na Bolsa quanto nas compras de tokens acionários.

  • Ações preferenciais: os acionistas têm a preferência na distribuição dos dividendos, no final do ano, mas não têm direito a voto nas decisões da empresa;
  • Ações ordinárias: os acionistas têm direito a participação de decisões corporativas.

COMO PODEMOS LUCRAR COM AS AÇÕES?

Existem três formas de obter renda passiva com o investimento em ações.

  1. Venda das ações: consiste em vender as ações em momentos de valorização e auferir o lucro em relação do que foi pago;
  2. Dividendos: é o percentual sobre o lucro da empresa, em uma periodicidade definida e proporcional à quantidade de ações;
  3. Juros sobre capital próprio: é um valor pago a todos os acionistas, independentemente de haver lucro ou não. É uma despesa que a empresa assume para dar mais atratividade à sua oferta de ações.

6 FATORES PARA DECIDIR ENTRE AÇÕES NA BOLSA OU TOKENS

Como vimos até aqui, cada modelo de investimento tem suas características próprias e decidir se é melhor investir em ações na Bolsa ou na tokenização exige conhecer alguns fatores que são os mais presentes nas preocupações dos investidores em ações.

1 – ACESSO A PEQUENOS INVESTIDORES

O limite inicial de compra de ações na Bolsa é alto para a grande maioria das pessoas. Com isso, acabam desperdiçando uma ótima chance de diversificar os investimentos, e escalar ganhos.

Já os tokens acionários usam um diferencial conhecido nas criptomoedas, o fracionamento de uma ação em um número grande de cotas para venda individual. Você pode comprar apenas 1/1000 de uma ação, se quiser.

Isso permite o acesso dos pequenos investidores, aumenta a visibilidade e a atratividade da tokenização de ações para um público cada vez maior, aumentando a confiança do investidor na escolha.

Além disso, aumenta a liquidez para o ofertante de ações tokenizadas, com a agilidade nas transações e ajuda a melhorar os preços com o fracionamento.

Vantagens da tokenização

2 – ESTRUTURA DE OPERAÇÃO

Descentralização é uma das principais características dos criptoativos – moedas, NFT, tokens – e para as ações em tokens é outra diferença competitiva importante.

Para investir em ações na Bolsa, é preciso cadastrar-se em uma corretora de valores que seja credenciada na CVM e seus saldos estarão sempre nos sistemas das corretoras, que intermediam as transações.

As ações tokenizadas são negociadas em uma blockchain, onde basta um cadastro e uma carteira digital (a digital wallet) para começar a investir. Você não depende de terceiros para comprar tokens de ações.

Para o investidor em ações tokenizadas, é liberdade de decisão.

3 – DISPONIBILIDADE

A velocidade de fazer negócios e investimentos nos dias atuais não combina com horários de funcionamento. Se podemos comprar um automóvel online de madrugada, por que investir precisa ser nine-to-five?

Nas plataformas de ações tokenizadas, a pessoa pode comprar e vender 24 horas por dia, sete dias por semana, pois ela encontrará as cotações sempre em tempo real. Com isso, o investidor em ações tokenizadas aproveita melhor as oportunidades.

Para o ofertante de ações tokenizadas, é mais um fator de aceleração de liquidez.

4 – SEGURANÇA

É inegável o nível de segurança usado pelas corretoras de valores tradicionais, sempre com a preocupação de prevenir os ciberataques que causam prejuízos de bilhões. Porém, investir em segurança tem um custo que é repassado para as taxas.

As blockchains operam com modernos protocolos de segurança de dados, criptografia de alto nível e o sistema de validação em consenso, que obriga que todos os computadores da rede aprovem eletronicamente a operação, sem interferência humana.

Além disso, as redes que operam com tokenização são as mesmas que há anos investem na segurança das criptomoedas – e não há registro de invasão e roubo de dados.

5 – VELOCIDADE

A agilidade tecnológica das plataformas de tokens de ações é resultado do investimento que as blockchains já fazem para que o tempo não seja obstáculo nas transações com criptomoedas e NFT.

Além de tornar o investimento mais atraente, as ofertas públicas de tokens, correspondentes criptográficas às ofertas públicas de ações, ficam mais ágeis.

6 – BUROCRACIA

Na oferta de ações tradicionais, existe um caminho complexo que acaba desestimulando – e gerando desconfiança – até em pessoas com muito capital para investir.

Nos tokens acionários, a blockchain usa o contrato inteligente – um arquivo digital, criptografado, criado especificamente para a oferta de determinada ação e com as condições para a compra da ação.

É a versão digital do contrato de ações do mundo físico, com uma vantagem: a operação é 100% eletrônica. Com isso, ofertantes e investidores têm a certeza de que os computadores da rede executarão o que foi contratado, sem depender de funcionários e sem riscos de erros.

Todos os computadores da rede possuem a versão mais atual do smart contract para garantir que cada transação tenha a validação de todos eles. Tudo é registrado em um livro-razão eletrônico, garantindo transparência para comprar ações tokenizadas!

COMO CAPTAR RECURSOS COM TOKENS DE AÇÕES?

O processo de oferta de tokens de ações é simples. O primeiro passo é procurar uma empresa tokenizadora de ativos e direitos, como a BLOCKBR, e apresentar o projeto de capitalização – quantidade de ações, tipos de ações, capital esperado, prazo da oferta e outros dados.

A empresa tokenizadora fará todas as análises de viabilidade da tokenização e, junto com o cliente, definirão o fracionamento dos tokens e demais detalhes.

As ações serão tokenizadas e hospedadas em uma blockchain, onde serão feitas as transações, tanto os recebimentos dos valores quanto o pagamento de dividendos e juros sobre capital, de forma eletrônica e com a governança do contrato inteligente criado.

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!

e-Book sobre Tokenização Gratuito!

Baixe agora o Guia sobre Tokenização para Iniciantes da BLOCKBR e entenda mais sobre essa Inovação!